2 de nov. de 2009

Museo de la Ciudad

Ontem aproveitei o dia meio nublado e fui conhecer o Museo de la Ciudad que fica em San Telmo (http://www.museodelaciudad.buenosaires.gob.ar/). O edifício onde funciona o museu já vale a visita: faz parte de um conjunto de construções com alto valor patrimonial e fica em cima de uma das farmácias mais antigas de Buenos Aires, Estrella que foi inaugurad ali em 1900. As peças do museu são coleções de birnquedos, peças de demolições de prédios antigos, coisas que de alguma maneira ajudam a contar a história da cidade. Interessante quando entramos no prédio tem um cartaz que diz algo do tipo "o seu lixo pra nós é importante", incentivando o pessoal a doar qualquer artigo que possa fazer parte da história.
Na verdade fui ao museu com objetivo de ver uma nova exposição chamada: "La pelota una pasión, la cancha una emoción.", que fala da paixao dos portenhos pleo futebol. A exposição reúne objetos de torcedores, de clubes e conta um pouco da história dos vários clubes de futebol daqui. Fizemos uma visita guiada com um pequeno grupo de visitantes e além das informações que a guia nos falava o mais interessante era as histórias que os próprio visitantes contavam, jpá que fizeram parte daquela história. Um senhor de 67 anos (em algum momento citou sua idade) que sabia muito de futebol, comentava do nevosismo que sentiu na final da Copa do Mundo de 78 realizada aqui, de como sabiam costurar as bolas de futebol para seguir usando quando era criança e muitas outras histórias interessantes.












Curiosidade: a válvula que tem na bola de futebol e em outraas também, que permite que se encha a bola sem que o ar escape no final, foi um invento Argentino, em 1931 em Córdoba, e é usado até hoje.

Um comentário:

  1. Gsotei desse post bem interessante, fui recentemente para lá, isso ajuda.

    Estou montando um blog das minhas experiências lá.

    Abs.

    ResponderExcluir