24 de nov. de 2009

Feria de Mataderos

A vantagem de morar aqui é que aos poucos temos chance de conhecer lugares não turísticos que normalmente são bem divertidos! Num domingo desse fui com minhas amigas na famosa Feria de Mataderos, muito conhecida mas diferente das outras que tem em  San Telmo ou Recoleta porque não é turística. Ela acontece  todos os domingos no bairro de Mataderos que fica bem afastado do centro da cidade, uns 45 minutos de onde eu moro, mas vale a viagem!
O mais legal é que é uma feira de artesanato e tradições populares, tradição gaucha!! Me senti em casa. São diversas tendas que vendem artigos gaúchos (botas, esporas, facas), os vendedores todos vestidos de gaúchos, com direito a lenço e bombacha, muito legal!! Agora mais do que nunca sei porque nos chamam de hermanos, as raízes da nossa cultura são as mesmas.

Além das muitas tendinhas com comidas típicas (doces maravilhosos), todos tipos de artesanatos, roupas, discos, livros e muito mais (se encontra quase tudo lá e mais barato que em outras feiras da cidade!) ainda se fazem demonstrações de jogos típicos gauchos como mostra a foto acima. Esse jogo se chama la sortija, onde os caras montados no cavalo correm em direção a esta "trave" onde um fio com um pequeno anel está pendurado, o objetivo é com uma lança que eles trazem na mão se consiga tirar o anel. É dificil mas eles conseguem, muito legal!
Ainda tem todo domingo apresentações de música folclórica com muita música gaucha e com a galera dançando na frente do palco. Vale a pena o passeio para conhecer um "outro lado" de Buenos Aires, mais da cultura popular da cidade.






P.S. Não disse que tem quase tudo? Até llama pra vender tinha e acreditem se quiser: dois nordestinos vendendo rede e mantas, sim!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário