7 de mai. de 2009

Muros

Tudo começou quando 33 vizinhos de um partido (uma das tantas divisões que existem aqui na Argentina) chamado San Isidro solicitaram para seu intendente (cargo político onde a pessoa é responsavel por certa área geográfica) a contrução de um muro para separá-los do outro partido vizinho chamado San Fernando, alegando que estavam sofrendo com a isnegurança e assim teriam mais tranquilidade.
O pior de tudo é que o tal itendente aceitou a idéia e iniciou a construção do tal muro dizendo que sua função era defender os vizinhos de San Isidro. Após uma série de manifestações dos moradores de San Fernando e uma declaração da presidenta dizendo que isso seria uma "medida separatista" o moço desistiu da idéia.
Esse assunto foi o ponto de partida de um programa de televisão daqui (um dos poucos interessantes da televisão) que falava sobre este muro e os outros tantos muros simbólicos que dividem a sociedade Argentina mas que são validos para qualquer uma, como por exemplo a falta de ônibus em alguns bairros da cidade de Buenos Aires.
A grande discussão foi que o uso do aparato real (muro) na divisão das duas localidades mostrava o fracasso do Estado que ao invés de buscar a integração dos moradores, oferecendo politicas públicas iguais aos dois partidos, acreditou que a solução estava na fragmentação.
No fim das contas venceu o poder de manifestação e crítica políitca tão característica da sociedade argentina, afinal os moradores apenas queriam mostrar a todos: "somos iguales".









2 comentários:

  1. Bárbaro!!
    Gostei do assunto e da tua abordagem. Sensível e inteligente. Que integração, hein? Isso que é importante para que uno se integre en el sitio ... começar a entender suas alegrias e seus lios.
    bj.
    Weber

    ResponderExcluir
  2. Zi, que programa de tv é esse? Vê se consegue o Canal e nome do programa.
    Weber

    ResponderExcluir