25 de jan. de 2010

Diccionario del habla de los Argentinos

Já falei em outro post sobre a "língua' que os argentinos falam e tanto me fascina. Hoje lendo a ZH descobri que assim como nós temos nosso Dicionário de Porto Alegrês, existe o Diccionario del habla de los Argentinos.
O dicionário foi lançado na argentina em 2003 e surgiu da pesquisa de 11 membros da Academia Argentina de Letras que durante 5 anos compilaram gírias usadas desde a época de Evita, que usava a expressão " cabecitas negras" para referir-se carinhosamente às massas trabalhadoras, até as usadas atualmente como o  famoso "boludo" já explicado no meu outro texto.
Certamente será minha próxima aquisição quando voltar pra Buenos, já que sou uma curiosa sobre o assunto. Pra quem se interessa, em abril lançam aqui no Brasil a versão em portugûes (pelo menos foi  que entendi na reportagem):

Diccionario del habla de los Argentinos - Pedro Luis Barcia (org.)    Editora Emecê

4 comentários:

  1. Ziza, o termo "cabecitas negras" não é nada carinhoso. Muito pelo contrário, é bem racista.

    O termo usado por Evita era "descamisados". Quando a Grande Buenos Aires começou um processo de industrialização no governo de Perón, um monte de pessoas do interior vieram a cidade de Buenos Aires para trabalhar nas novas fábricas. Uma parte da sociedade portenha criou esse termo para se referir às pessoas que tinham chegado, de maneira totalmente depreciativa.

    Guido

    ResponderExcluir
  2. Ziza, o termo "cabecitas negras" não é nada carinhoso. Muito pelo contrário, é bem racista.

    O termo usado por Evita era "descamisados". Quando a Grande Buenos Aires começou um processo de industrialização no governo de Perón, um monte de pessoas do interior vieram à cidade de Buenos Aires para trabalhar nas novas fábricas. Uma parte da sociedade portenha criou esse termo para chamar as pessoas que tinham chegado, de maneira totalmente depreciativa.

    Guido

    ResponderExcluir
  3. Oi Guido! Muito obrigada pelo esclarecimento, na verdade quando escrevi este post usei esse termo que estava na reportagem que eu li sobre o dicionário, mas cabia a mim investigar sobre a palavra antes de escrever aqui seu significado! Com certeza tomarei mais cuidado da próxima vez. Abraços Ziza

    ResponderExcluir
  4. Ziza, estou indo a BA semana que vem, tens alguma dica do que ta rolando de legal? Um agraço

    ResponderExcluir