29 de out. de 2009

Mundo Livre S.A.

Tive que vim morar em Buenos Aires pra descobrir essa banda de recife. Em Brasil existe um festival famoso de bandas de rock independente chamado Porão do Rock e pela primeira vez, fizeram uma versão argentina do festival, com bandas brasileiras e daqui também. Fui a convite de outras amigas gaúchas que gostavam da banda e me surprendi. Os caras misturam rock com um fundo de sons do nordeste, me lembrou um pouco o som do Chico Science em alguns momentos. Fica um vídeo pra quem interessar!


O show dos caras foi o momento alto da noite, onde todos os brazukas presentes correram pra frente do palco (inclusive eu e minha amiga claro) e começaram a dançar enlouquecidos sobre o olhar de estranhamento dos argentinos, hehe, divertidíssimo!

26 de out. de 2009

Dia del café

O Ministério da Cultura de Buenos Aires decidiu comemorar no dia 26 de outubro o Dia del Café, realizando a promoção 2x4, onde a cada quatro pessoas que fossem a um café, apenas duas pagariam. Adorei a idéia e me juntei com mais 3 amigas pra aproveitar. Fomos ao 36 Billares. um dos cafés conhecidos daqui, que fica na Av. de Mayo. Me decpcionei um pouco, primeiro porque a tal super promoção sóm valia pra um cafezinho simples pequeno...como dizem aqui "un  bajón"! Além disso, o atendimento do café é péssimo, o café em si também não é grande coisa, o ambiente é muito escuro, diria um pouco deprê até, a coisa mais interessante é o salão de bilhar onde vários craques se juntam pra praticar.

Saímos de lá e resolvemos ir para um outro café super conhecido daqui o Las Violetas, que segundo minha amiga era muito mais interessante que esse e ainda servia uma porção gigante de tora de limão. Realmente o lugar é lindo demais, fica na Rivadavia bem fácil de chegar. Muito iluminado, ótimo atendimento, lindos vitrais como decoração, uma outra "onda", muito mais vivo! A torta deixou a desejar, mas valeu o passeio.
Ficam as dicas pra quem vier visitar a cidade!

Ciega a citas

Depois de ver muitas produções "malas" aqui na argentina descobri uma novelinha muito divertida, produzida pela televisão pública daqui. O programa foi baseado em um blog criado por Carolina Aguirre que usou um pouco da sua vida e da vida de suas amigas solteiras para criar o personagem de Lucia, uma jornalista de 31 anos, solteira, que coloca como meta arranjar um namorado "normal" até o casamento de sua irmã mais nova.
A história rendeu um livro e agora vira novela. A história é meio batida, mas a produção é tão bem feita e a atriz principal tão divertida que já me cativou...acompanhei durante a semana e quando não pude ver, baixei os capítulos pela internet, hehe, viciei mesmo. Deixo aqui o trailer pra quem interessar!

25 de out. de 2009

Curiosidade

Hoje fui ver um filme num espaço de cinema perto de casa que só passa filmes argentinos e como sempre, já que o preço é muito baixo a sala estava cheia. Uma curiosidade, que quase sempre acontece no fim dos filmes, é que o público bate palmas empolgadíssimo no fim da sessão. Na primeira vez achei estranho mas agora já somo meu aplausos também, afinal temos que nos adaptar a tudo!!

Tigre

Pra quem vive no meio do caos nada melhor que um descanso no fim de semana. O bairro onde eu moro é muito prático, mas como todo centro de cidade grande é barulhento e poluído, por isso é bom mudar de ares as vezes. Findi passado, depois da indicação de muita gente finalmente conheci Tigre, uma localidade que faz parte da província de Buenos Aires e fica a mais ou menos uns 50 minutos de trem da capital. Acordei cedinho num domingo e junto com outras amigas fomos passear. O lugar é na beira do rio da prata e de certa forma lembra bastante a orla do Guaíba, mas muito mais charmosa. Por ser um lugar turístico tudo é muito bem cuidado, limpo, com restaurantes lindos, sorveterias, lojinhas de artesanato e muitos barcos onde podemos fazer o passeio pelo delta do rio.
Incrível como um lugar tão perto da capital pode ser tão diferente, aproveitamos o sol, a natureza sem ouvir buzinas, ônibus e ambulâncias todo o tempo. Pra quem visita a cidade ou mora por aqui vale o passeio!

19 de out. de 2009

Acentos

Não se preocupem, não vou escrever sobre as novas regras da gramática, hehe. Acento é como se diz sotaque em espanhol. Assim como em cada parte do Brasil tem sua própria maneira de falar o portugês, cada parte do mundo fala o espanhol diferente e isso é super interessante. Os primeiros contatos foram no pós com meus colegas estrangeiros: uma colombiana, uma paraguaia e um equatoriano, cada um com sua maneria muito especial de falar. A colombiana fala com muita calma e tranquilidade o que no início me deixou um pouco nervosa mas ja me acostumei. A paraguaria tem uma maneria engraçada de falar, como se tivesse a lingua presa. Aos poucos fui conhecendo outros "acentos": Venezuela, México, Chile (um dos mais complexos!), outras partes da colombia (sim a região tambem muda a maneira de falar), Costa Rica, Bolívia e por último Peru. O mais divertido é que com o tempo se consegue identificar de onde é a pessoa apenas pelo acento, uma experiência única.
Além disso, se aprende muitas palavras e diferentes maneira de falar a mesma coisa. Exemplos? No Chile não se chama a namorada de "novia" como aqui mas sim de "polola", se diz algo como "estoy pololeando", muito engraçado! Essa é apenas uma das diferenças que fazem com que cada conversa aqui seja um novo aprendizado!!
Aqui deixo um dos tantos vídeos que ecnontrei de imitações destes acentos, bem divertido!

15 de out. de 2009

Paraíso dos livros

Esse post escrevo em homenagem ao meu pai que é amante dos livros e me fez descobrir que Buenos Aires é um paraíso pra quem gosta de ler. Aqui é fácil de encontrar muitas livrarias boas que tem de lançamentos até reliquias, que com tempo e paciência,  se comprar por uma bagatela. Na avenida Corrientes existem uma grande concentração de livrarias, as mais conhecidas, mas existem outras que fogem do circuito turístico e são bem interessantes. Hoje mesmo conheci um desses lugares: uma feira de livros no Parque Rivadavia (Rivadavia, 5000) que funciona todos os dias até as 20h. O lugar tem várias bancas de livros, discos antigos, revistas em quadrinhos, dvds piratas, pôsteres, muita coisa barata e interessante, vale a pena conhecer!
Na foto uma das bancas da feira, a mais desorganizada de todas mas também a mais interessante, hehe.
Fica a dica pra quem se interessa e boa leitura!





5 de out. de 2009

PRIP

Em geral não costumo gostar da publicidade na Argentina, talvez porque eu esteja acostumada com o nível de criatividade das propagandas brasileiras, mas algumas chamam atenção. Uma delas é a última propraganda da Nextel que brincou com o barulinho que os aparelhos fazem quando usados: prip. Fizeram uma superprodução onde todas as falas da propaganda são baseadas nessas quatro letras, super criativa. Foram muito felizes pois cada vez que escuto o tal prip na rua lembro direto da propaganda. Segue vídeo abaixo!